Existem evidencias de que a estrutura do programa e o ambiente educacional encontrado pelos residentes tem impacto na satisfação com o curso, percepção de bem-estar, aspirações e conquistas acadêmicas. Ao mesmo tempo, são poucos os estudos que apresentam este tipo de avaliação no Brasil, bem como a percepção dos residentes durante o curso de especialização, de modo a propor intervenções atempadas ao longo do curso.

Com base nestas análises, a presente ferramenta apresenta uma ação coordenada de monitoramento sistemático dos cursos de Residência Médica, suportado por algumas ferramentas eletrônicas, entre elas um questionário semi-estruturado via web ligado a um banco de dados, com avaliação do residente em tempo real de cada estágio para avaliação objetiva acerca de requisitos mínimos do programa de residência médica, bem como para análise da percepção do estágio pelo residente.

Objetivos

  • Acompanhar a percepção do Residente de forma Sistemática sobre cada estágio da Residência, bem como o conteúdo e as atividades realizadas.
  • Produzir informações consolidadas para apoiar os  processos de tomada de decisão, visando a melhoria do Programa de Residência e do Serviço.